Vinte e Quatro Segundos



O basquetebol é um dos muitos jogos criados no conceito de "jogo de oposição" e isso significa que uma partida é separada em três momentos distintos: ataque, transição e defesa.
Em todos os momentos do jogo você estará executando uma dessas ações.

Muito antigamente era como no futebol: não existia tempo especifico para atacar ou defender ... mas o jogo foi ficando monótono.

Por isso, com o intuito de acelerar o jogo, criando mais momentos de ataque e defesa, o basquete mudou suas regras.

Pelas regras da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) um ataque no basquete não pode demorar mais que 24 segundos.

ISSO MESMO , 24 SEGUNDOS.

Normalmente temos relógios de 24 segundos posicionados ao fundo da quadra, localizados na maioria das vezes acima de cada tabela. Na figura abaixo é possível observar um exemplo de um relógio usado no jogo.









Vamos a algumas situações que geram duvidas:

Se a bola sair durante a contagem, o relógio retornar para 24s ?

     Não! O relógio pára toda vez que a bola não está em jogo. Tanto o tempo de jogo quanto o cronometro de 24 segundos. 

      Mas o tempo de 24s NÃO é reposto pela saída da bola.



Tenho 24 segundos para arremessar, mas qual é o limite ?

     A bola tem que sair totalmente da mão do jogador que a arremessou antes dos 24 segundos.

     A bola PRECISA tocar o ARO para ser um arremesso válido, caso contrário a violação ainda sim será marcada.

OK, MAS E SE EU ARREMESSAR E PEGAR O REBOTE, TENHO MAIS 24s ?

    Não. Essa é uma regra relativamente nova. O time de ataque que recupera a bola depois de um arremesso, recebe mais 14 segundos para atacar.

MAS QUANDO ESSES 24s COMEÇAM A CONTAR ?

    Assim que um jogador tem o controle total da bola, a partir de uma defesa bem sucedida ou após uma reposição de bola, os 24s começam a ser contabilizados, estando o jogador na quadra de ataque ou de defesa.












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